quarta-feira, 17 de março de 2010

Você não gosta do relativismo



Eu quero provar a você o quanto você não gosta de relativismo.

Ontem, na aula de Português Master (uma das poucas coisas lindas que eu faço no meu colégio) lemos um texto sobre relativismo. Eu vi e pensei: que besteira absurda!

E eu quero dizer uma coisa para você, por favor: as pessoas adoram criar teorias por você. Você não precisa pensar. Siga a tonalidade que o jornal dá para cada tragédia. Você é conduzido a pensar e dizer: poxa, eu concordo com o que o jornal diz, coincidência.

Sobre o relativismo acontecem sérios erros. Primeiro que o relativismo é a base do respeito a opinião alheia.
Queridos, isso é loucura. Isso é você próprio não ter uma opinião e se deixar acreditar que todos estão certos. Tal atitude cria uma anestesia a tudo.

Jesus, que foi a pessoa mais pura já vista, e, claro, respeitosa, nunca se deixou relativizar. Se a pessoa não quiser segui-lo, está bem, sofrerá consequencias de não querer a salvação.

A pessoa pode dizer "isso é pensamento de verdade absoluta, isso não existe." .Falarei isso no segundo tópico.

As diferenças, por mais que você tenha uma Verdade Absoluta, como no caso do Cristianismo, que é o correto, na verdade não tem como solução de paz o relativismo. A solução de paz vem do amor. Relativismo leva a ignorância e indiferença. Leva até uma revolta a quem se demonstra conhecedor de uma coisa mais profunda que você. Seu conhecimento é relativo, não é?

E isso chega no segundo fator. Se tudo é relativo, para o respeito, porque existiria leis? O erro é relativo.
Por que a natureza, tão igualmente ao caráter de Deus, possuiria lei? Por que Cristo vindo na terra e amando, apenas cumpriu a lei e não a destruiu? Por que não aceitar tudo? É do ser humano ter a verdade. A coisa mais racional do humano não é acreditar que existem leis falsas e relativá-las, e sim, no meio de confusões de pensamentos diversos vê aquilo que produz frutos possitivos e seja de fato real. Senão é fantasia.
"-Porque você fez tal operação? Esse paciente não tem essa doença!
- Na minha verdade, essa operação funciona com essa doença."

"- Querido, você me ama?
- O que é amar? é relativo, não? Eu posso te odiar."

"- Você não ganhou o ponto porque você errou a conta.
- Mentira, para mim isso é correto."

isso te faz sentido ou voê também acha que isso desune as pessoas em vez de aprender mais com os outros e descobrir uma opinião própria? Você sempre priorizará a sua opinião, a que você criou. O outro viveu outras coisas, ele não te entende, é a verdade dele.

O que Jesus fez? Acredito que o plano dele estava tirar esse relativismo hipócrita. É bem diferente de espírito da Lei divina. Espírito da Lei divina é apenas a forma correta de interpretação e não um relativismo. Nossa palavra tem que ser "sim sim, não não". Jesus não afrouxou a lei com o amor, pelo contrário, nos obrigou a botar o coração naquilo que vivemos, acreditar com tudo e não criar um relativismos interno de "por fora eu faço algo bonito, mas no fundo isso não tem significado. Sabe, fé é relativo. Temor a Deus é aparencia de respeito."


Você não vai querer que alguém finja que está sendo sincero quando diz algo para você. Você quer verdade, como todo ser humano.

beijos e orações

2 comentários:

  1. Interessante mas há o cinza e não só o preto e o branco.
    W

    ResponderExcluir
  2. Também achei interessante, mas acredito que você levou o relativismo à um extremo quase absurdo e não creio que é assim que os seguidores de tal pensamento trabalham esse princípio. Porém muitos de seus argumentos são válidos e corretos.
    PS: Como você, não concordo com o relativismo.

    ResponderExcluir