quinta-feira, 25 de março de 2010

Bíblia e boa vontade - Eclesiastes



Quantos livros você já leu? Você pode não ter parado para pensar nunca nisso, mas tem uma importância muito grande em nossa vida.
Se você sequer leu talvez o livro mais famoso do momento, qual é a probabilidade de ler a Bíblia?
A Bíblia evangélica possui 66 livros, a católica possui 73, mas todas perderam um fundamento: não estão sendo lidas. Do que adianta então? ter todos os livros de Machado de Assis e nunca ter lido? Ter grande parte do que Deus fez pelas pessoas e nunca ter lido, só ouvido falar?

Eu decidi fazer algo bom para vocês, leitores amigos. Decidi uma vez por mês analisar um livro Bíblico e mostrar como é interessante e fácil o ler.  Esse mês li Eclesiastes e como é um livro tranquilo e fácil, decidi apresentá-lo para vocês.

Eclesiastes é um livro pequeno. Eu já li em um dia, mas para facilitar a leitura é melhor dividir em 6 dias lendo dois capítulos.

Esse livro é conhecido basicamente pela frase chave dele: tudo é vaidade e correr atrás do vento. Mas isso só faz realmente sentido se você ver como isso se desenvolve no livro. Essa frase se torna muito mais completa.

Salomão era muito rico, experimentou de tudo, bebidas, mulheres, prazeres. Não foi uma pessoa que se privou. Porém, eu acredito como deve ser frustrante para um homem que fez tudo simplesmente ver que tudo era vaidade. Ver que no fundo realmente tudo dependia de Deus, aquele que ele havia pedido sabedoria.
Não adianta tentar ser sábio para que mude a vaidade, nem trabalhar demais, nem achar que conhece tudo que podia acontecer. Somos pequenos demais. Só Deus conhece a eternidade, o tempo da vida e o que é necessario para ter uma vida adequada.
A sabedoria, sim, é importante, mas é vista de outra forma. Ela é vista como algo necessário para equilibrar a vida e aproveita-la. Ela não muda o curso da tua vida, mas tranforma os seus dias em mais agradáveis.

Acredito que a maior lição de Eclesiastes, que é meu livro favorito seja de aproveitar a vida enquanto se pode. Ter Deus e a sabedoria sempre no coração, mas semeiar, não querer me revoltar porque minha "sabedoria" não me fez melhor que os outros. Simplesmente conhecer e ser sábio para crescer como pessoa e ter certeza que por cima de tudo isso está Deus. O resto é vaidade. É correr atrás do vento.

"Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que deus fez desde o princípio até o fim. Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bom de todo o seu trabalho. Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele. O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou." Ec. 3. 11 a 15

"Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas Obras. Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obras, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Ec. 9.8-10

Beijos e orações.

OBS1: Mandei anteontem emails para 10 missionários. Uma já me respondeu, vinda da Inglaterra. Me mandou por email o projeto dela para londres e é algo muito abençoado. Quem quiser saber mais, fale comigo. Não se esqueçam de mandar os emails e orarem pela Marilene (missionária).

Um comentário:

  1. Dicas construtivas: o design do site não é legal. As letras dos textos são muito pequenas e a cor do fundo não combina com a cor das letras forçando a visão de quem lê. É um desafio ler as palavras em vermelho sobre um fundo marrom.

    ResponderExcluir