domingo, 14 de março de 2010

Crente, gospel e outros rótulos.


Há cerca de dois anos eu criei um costume de ouvir músicas cristãs. esse costume mudou muito o meu jeito de pensar, especialmente porque ele fugia do gospel. Os cantores eram cristãos, escreviam algumas músicas cristãs e algumas seculares e isso não tornava-os hereges.

O Brasil desconhece tal tipo de coisa, porque normalmente é o contrário. O cantor secular tenta ganhar vida como cantor gospel porque cresceu ou porque se converteu. Não se vê bandas cristãs entrando no mundo. Não se vê cristianismo.

Não digo que isso é uma característica brasileira não. Em todos paises ainda tem essa separação entre "bem" e "mal" quase que maniqueísta. O gueto cristão está, na verdade, se espandindo.

Hoje você pode viver de música gospel, roupas de frases cristãs, filmes cristãos, programas cristãos, e, daqui a um tempo, restaurantes cristãos. Talvez as cantinas nas igrejas sejam o começo disso.

Por que me lembrei disso?
Dia 28 de março virá uma banda que eu sou enlouquecidamente apaixonada: Anberlin (foto acima).  Eu descobri Anberlin enquanto eu baixava bandas cristãs. Porém, quem ouve Anberlin sabe que é uma banda de letras incertas. Elas não mostram nada diretamente ligado a cristianismo. A banda mais conhecida que acontece isso é Paramore. Paramore tem uma fama de "ser ou não ser" crente. Similar ao Anberlin. Isso te fará não gostar de uma banda? Isso te fará olhar de forma estranha ao modo de se comportar em relação aquilo que creem? Espero que não. Ninguém julga um médico cristão em não estar trabalhando em trabalho de missões. Por que na música seria assim?

Eu fico pensando em várias coisas e uma delas é: Jesus ficava trabalhando na sinagoga? Jesus trabalhava para a sinagoga? Não. Ele veio para os doentes.
Será que jesus queria que as pessoas se aproximassem dele apartir do "guetinho" de "crentinhos santinhos"? De modo algum! esse é um dos motivos pelo qual não acredito na igreja, mesmo ela tendo funcionado em muitos anos. Tal gueto um dia vai acabar, irá se corromper por completo e os novos revolucionários irão mudar. Isso não demoraria tanto se a cultura secular fosse de manter-se em conforto. Quem vai levantar para fazer uma passeata? Não muda mesmo...
Isso é covardia. Eu sei milhões de pessoas que querem mudar o mundo. Só ainda não entendi como os lideres dessas pessoas criam "igrejas modernas" em vez de unir todos como cristãos. Uma confusão.
Quisera eu ter mais coragem de começar sozinha a mudar, a fazer uma passeata.
Quem sentir no coração isso, me mande um email. Estou aqui.

Eu dei essa volta inteira para falar de igrejas no sentido de entendermos que esses rótulos cristãos são ilógicos.

Um exemplo que eu amo é uma banda chamada Underoath. Tal banda no geral é secular, grande parte de seus fãs são não-cristãos e eles possuem a música cristã que me fez mudar a minha concepção de música gospel. o nme dessa música linda é "Some Will Seek Forgiveness, Others Scape.". Tenho certeza que muitos já pensaram diferente sobre cristianismo depois de ver uma banda de scream cantando uma música tão sincera.

Eu confesso que me entristeço quando eu vejo uma banda perdendo completamente o foco da banda, mas eu sei que um dia ouvirão aquelas músicas classicas da banda e verão quem essas pessoas são.
Há uma banda chamada Eleventyseven que tem ultimamente um CD que nada fala sobre sua fé. No último CD tinha uma música bem explicita (It's Beautiful) e outras mais implícitas (Love In Your Arms, Fight For Your Life), no primeiro CD só uma explicita (Reach That Far) e duas implicitas (Teenage Heartbreak e More Than a Revolution)
Até minha banda favorita, a Relient K. Antes tinham bilhões de músicas explicitamente cristãs, com letras emotivas demais. Minhas favoritas (Getting Into You, Devastation And Reform, Give, Be My Escape, Less Is More, Softer to me, Deathbed, Up and Up). Comprei o penultimo CD, quase nada (Just Want You To KnowHope For Every Fallen Man)  . Último CD, uma música com letra implícita (Therapy).
Perderia a conta de músicas. Emery? Mute Math? Family Force Five? Manic Drive? MewithoutYou? Between The Trees? Até Nevertheless e Switchfoot! Isso ocorre porque não são bandas que nos EUA e nos paises de língua inglesa são chamados de WORSHIP (que seria louvor, o nosso gospel).

Estou escrevendo isso para apenas dizer: Pare de olhar aparencias, quem é ou não da patota gospel. Ame mais. Eles são músicos, não pastores.

OBS1: Se você procurar as bandas que escrevi nesse post, você entenderá melhor o que eu penso além de crescer sua idéia musical e aprender muito. Só uma sugestão.

OBS2: Show do Anberlin. Gostou? Quer ir?
Em Curitiba : 24/03
Em Porto Alegre: 25/03
Em Fortaleza: 26/03
Em São Paulo: 27/03
No Rio de Janeiro: 28/03 - Eu vou :D

Beijos e orações

3 comentários:

  1. Por favor ,mude -se rápido para perto da minha casa.hehehe
    Eu quero participar deste movimento ctgo Beckys.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem. Estou tão orgulhoseo...
    W

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=tS0mQ25ezq4

    ResponderExcluir