domingo, 7 de março de 2010

Incoerentes


Todos os humanos sofrem de alguma incoerência. Alguma coisa, mesmo que pequena. Seja ser apaixonado por amarelo e ter tudo azul como usar uma blusa do Iron Maiden e detestá-los.

Porém Deus é reto. E isso sempre foi uma pedra no caminho dos seres humanos. Não importa se você for incoerente, Deus não é incorerente. Se você quiser seguir a Deus, já era. Por que já era? Porque Deus realmente estava falando sério quando Ele gostaria que nós fossemos coerentes.

Mas, ser coerente para Deus é diferente de ser coerente na sociedade atual. Como assim?
Ser coerente na nossa sociedade se baseia em estereotipos. Se você é minha amiga e eu não gostar de certa pessoa, será coerente que você não vai gostar dessa pessoa. Se você gostar de Metal será coerente que você use roupas como o grupo usa, mesmo que você possa gostar de outras coisas.

Talvez você possa ser incoerente com a sociedade. Ninguém te dá logica, você é diferente. É incoerente com os normais.

Se olharmos com essa lente, Deus é completamente incoerente.
Deus é incoerente, pois na idade que todos querem fazer sexo ele quer esperar
Deus é incoerente, pois no momento que todos querem sentir novas "viagens" e prazeres, ele quer que você seja fiel a sua razão sã.
Deus é incoerente com a idéia de tudo rápido, superficial.

Então o que fazer? O mundo e Deus não se juntam.
Como ser coerente a Deus e não nos tornarmos fanaticos-farisaicos no mundo?

Existem certas coerencias mínimas que nos faz cristãos coerentes que possuem repercusões em todas as nossas áreas da vida.

Seja coerente com o amor próprio.
Se beber te torna uma pessoa que erra, deixe de beber. Simples. Abstenha-se de tudo que te faça algo que você não é. Aprecie suas virtudes e cresça nelas. Conheça seus defeitos e aprenda. Abster-se, esperar são armas importantíssimas para a fidelidade consigo mesmo. Jesus foi coerente com aquilo que ele era como pessoa. Se ele não iria comer nem beber, nem seu poder podia impedí-lo.

Seja coerente com o amor ao próximo
Abra sua mão ao próximo, não importa quem seja. Aprenda, especialmente, a perdoar. Se esse alguém é uma pessoa ruim, desagradável, quase que impossível de conviver pense: eu sou tão humano quanto ela. Se eu estivesse na situação dela, gostaria de um apoio. Jesus ajudou e ensinou até a Judas o qual desde sempre sabia que iria traí-lo. Poderia Jesus muito bem não chamar ao discipulado e evitar isso. Jesus passou no meio da multidão, memso sabendo que depois iriam apedrejá-los. Ele queria ajudar aquele povo. Não ame porque você quer, mas porque te amaram antes.

Seja coerente com o amor a Deus.
Quando se ama há diversas virtudes. Seja em 2 Coríntios 13 ou em João falando que Deus é amor. Deus fiel a você, mesmo que você não seja. Ele não é trouxa, você que é. Tem um amor insondável sobre nós e preferimos esquecer daquilo que nos completa. Seja fiel a ele. Busque estar com ele. Seja carinhoso, sorria mais a ele, traga presentes que o alegre. Coisas que você faz a quem você ama, do jeito que você aprendeu a amar. Você gosta de cantar para quem você ama? Cante para Deus. Você escreve textos? Escreva para Deus. Você conta sua vida a pessoas que te amam? Deus está para te ouvir. E cada dia esse amor cresce.

Sendo coerente com o que Jesus ensinou (aquele que foi coerente todos os dias, e sempre será) podemos seguir de fato um mundo mais verdadeiro e menos ralos de alma.

Outros virão e entenderão que isso não é fanatismo. É amor. O mais humilde amor.

Beijinhos e orações.

2 comentários:

  1. Muito bom, honesto, maduro...
    W

    ResponderExcluir
  2. Olha gostei tanto se suas paplavras e ideias!vamos ser amigas?assim voce me ajuda com meu novo blog!um abraço joyce miron

    ResponderExcluir