sábado, 3 de abril de 2010

Páscoa



Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa passagem da escravidão para liberdade. Se significa isso, todos, de qualquer religião deveriam ver a Páscoa como um momento de comemorar as lutas que tiveram todos os anos para a palavra liberdade. Liberdade de negros, de mulheres, sexual, pensamento e todas as outras liberdades.

Porém, a Páscoa que Cristo ensinou é uma Páscoa completamente perdida. Não simplesmente pela idéia de ovos substituirem a imagem de Cristo, mas também porque o ovo substitui a imagem da liberdade.
As pessoas se tornaram tão conformistas com a liberdade que isso é esquecido. Não usamos nosso conhecimento, capacidade de mudar, como um troféu da liberdade, mas sim como um passo de poder relaxar que tudo está feito. Só de pensar que os meios de comunicação, que hoje estão livres para fazer toda forma de cultura se espalhar, estão sendo usados para simplesmente fofoca me enlouquece.

E caimos, por fim, em Cristo. Ora, a misericórdia de Deus se renova a cada manhã, assim como a liberdade que ele nos deu. Seja quando fazemos o bem ao próximo, usando o livre arbítrio de amar, como simplesmente no ato de amar a Deus.

Neste domingo quero desafiar você a fazer uma coisa simples: tomar Santa Ceia.
Eu não acho atos simbólicos necessários para uma fé, mas eles tem um significado bonito de lembrar o quanto amamos aquele a qual fazemos tal ato. Isso no caso do casamento (o amor, em si, já está concreto, é apenas uma forma de comemorar), batismo e da Santa Ceia.
Por que tomar Santa Ceia?
Porque toda vez que eu tomo Santa Ceia meu ar pesa, entro em luto. penso que a liberdade de ter conseguido ficar livre do pecado não foi bonitinho. Foi sangue e carne de alguém que amo demais.
Se você não vai para igreja por um motivo que não sei, faça-o em casa. pegue um pão, um suco e vai sozinho para seu quarto chorar um pouco daquilo que Deus fez para você.

Leiam Mateus de 26 a 28 ou Lucas 14 a 16 ou Marcos de 22 a 24 ou João de 18 a 21.
Pelo menos um desses Livros, são apenas 2 capítulos. Se você quiser ler João, que é meu evangelho favorito lerá 4 capítulos. Isso não é nada! Você está simplesmente lendo e Jesus estava simplesmente morrendo.

Se der para ver mensagens de Páscoa, ver Paixão de Cristo ou algo que lembre o quanto custou ter te amado, faça-o. Não se esqueça do que Ele fez por você.

Se você ainda não foi tocado por Deus, veja apenas o que Ele fez por milhões de pessoas e pense; será que isso pode me mudar?

Não deixe a Páscoa passar como ovo. Não deixe sua vida passar sem lembrar do cordeiro que foi necessário matar para que pudessemos sair do Egito.

Páscoa é o momento mais importante da vida do Cristão, só se compara a Natal. Por que esquecer?

Ame a Páscoa, porque tudo o que ela foi se resume em Amor.

Beijos e Orações

Um comentário:

  1. A Santa Ceia tem, para mim também, um impacto forte, sempre. É um profundo mergulho nas vísceras da minha alma. Lá eu vejo minhas sugidades e não gosto do que vejo. Novamente eu as coloco sobre os ombros do meu Senhor.
    W

    ResponderExcluir