terça-feira, 15 de junho de 2010

Medo da ignorancia ou Ignorancia do medo?



Hoje Paulo me desafiou. Abri minha Bíblia em 1 Coríntios 1.19 e li meio sem perceber, depois percebi o quanto isso me falava algo. Nem era leitura de hoje isso.

O Texto de 1 Coríntios 1.18 até 25 é um texto bem conhecido, sobre a sabedoria divina é diferente da nossa. Esse texto sempre passou pela minha cabeça como as imagens de igrejas alternativas que louvam mesmo com tatuagens e piercings. Porém, nunca me passou na minha cabeça loucura como oposto de sabedoria. E é engraçado que vejo Paulo não falando desse tipo de loucura que todos acham. A loucura dele é voltar atrás da simplicidade.

Depois que li 1 Coríntios 2, Paulo certamente me jogou contra parede.

"Eu, irmãos, quando fui ter convosco anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz cm estentação de linguagem ou de sabedoria.
Por que decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.
E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós.
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus."

E a verdade é engraçada. Apesar de termos dons diversos, não existe nada mais importante que Cristo. Não importa o quanto você sabe sobre as cartas de Paulo. Não importa as antigas leis. Todavia, tudo não importa se você olhar para Cristo. Parece que é incontrolável, hipnotizante. Seria como ler um livro de como escrever um romance tendo ao seu lado os olhos da pessoa amada. Você pode ser o maior escritor, mas por mais bem escrito, a s intensidade está na pessoa amada. Essa pessoa amada é Cristo. É ela que deve ser relembrada todo dia e não as teologias cristãs.

Nós caimos na vaidade de chamar algumas pregações de simplistas, de superficiais, mas se Cristo agiu nela, haverá mudança. Recentemente conversei com um pastor e ele me disse que pastores estão longe de ser teólogos. Com naturalidade senti no meu coração "É hipocrisia tentar guiar alguém sem conhecimento prévio", mas vejo que o trabalho pastoral é muito mais psicologico, assim como psicologo que não fala de Freud em terapias. Isso acontece porque os Pastores querem só nos introduzir ao amor de Deus, o conhecimento é algo teu e nenhuma igreja, por mais bem estruturada, te dará isso. Intimidade não é ler a Bíblia todo dia. Intimidade é ter Cristo todo dia. e, para isso, devemos para de nos preocupar com sabedoria e gastar nosso tempo na ignorancia de Cristo, na loucura de deixar o resto de lado e lembrar das feridas de cada mão, pé, coração que Ele teve por você.

Sim, teologos, medicos, engenheiros, advogados, pastores, todos, não importa o que fazem, são importantes, mas "Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor". Missionário só precisa saber de uma coisa: O que Cristo significa? E quando chegar no céu, nos perguntarão isso e não qualquer outra coisa.

As vezes temos medo de ser tão simplistas assim, sim. Queremos deixar todos "UAU" e maravilhados o quão cristão somos, mas nada vale sem Cristo.

Beijos e orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário