sexta-feira, 4 de junho de 2010

FIB - Felicidade Interna Bruta.



Hoje teve uma palestra no meu colégio sobre meio ambiente com um bam-bam-bam internacional desse assunto. Eu, com uma mania insuportável e quase que esquizofrênica, sentei na primeira fileira para ter certeza que iria prestar atenção na palestra, porque eu me distraio muito facilmente.

No meio da palestra descobri que o braço da minha amiga era muito confortável e me deitei. Lutei para não dormir e babar porque o palestrante, com rosto bem americano e simpático, estava exatamente na minha frente, porém não resisti. Uma parte da palestra passou enlouquecida despercebida mesmo estando de olhos abertas.

Quando eu realmente me dei conta de que a palestra ainda estava rolando, havia uma pergunta no Power Point: "O que te faz feliz?" e discutimos melhores condições de vida em relação ao ambientalismo.

Uma coisa que o palestrante falou foi o caso de um lugar chamado Butão, que durante muito tempo esteve fechado para a economia internacional e, no dia que o rei ou presidente decidiu abrir teve que responder uma pergunta: Qual é o PIB de vocês? E eles responderam que nunca tiveram PIB e sim um FIB, felicidade interna bruta.  Para terminar a paletsra ele comentou sobre o legado que devemos dar para as outras gerações, sobre mudar o mundo.

Eu parei um pouco, acordei de fato e tive uma epifania.

Nunca seriamos capaz de talvez ser que nem o Butão, um vilarejo que nunca se importou de calcular a riqueza, e sim a felicidade. Infelizmente, eu fico pasma de como é exatamente disso que Jesus ensinou e talvez eu encontre varios butaneses (não sei qual é o nome) no céu.
Jesus nunca quis, nas Sagradas Escrituras, desenvolver um livro de auto-ajuda como alguns acham. O Cristianismo não é uma religião para você ter paz, alegria e viver sempre feliz. Porém, há uma certeza, Deus conduz a felicidade. Sabe por que? Por que Deus não se faz de filosofo a uma faxineira, como CS Lewis diria. Deus se humilha para que possamos compreender a grandeza do mundo nas pequenas coisas.
Contemplar a vida e , especialmente, se importar com o hoje e o amanhã podem ser consideradas atitudes passivas. mas do que adianta lutar pela paz se você é uma pessoa complexada? Você em que se buscar a paz.

E o pior de tudo é que pesquisas já mostraram que o crescimento economico, desde os anos 50 não crescem na mesma proporção que a felicidade, pelo contrario, as pessoas estão mais depressivas. Além disso, uma bela pesquisa de Harvard testou dois grupos de pessoas que receberiam dinheiro: o primeiro grupo deveria gastar consigo mesmo e o segundo grupo com obras sociais. O segundo grupo foi comprovado com muita maior felicidade que o primeiro.

Pensei em Jesus. Pensei nos apóstolos que tinha dinheiro, família e tudo. Pensei no "Ide" que Jesus ordenou. Pensei nos nossos medos diários dessa sociedade capitalista hipócrita que só se torna verdadeiramente uma pessoa respeitada quem tiver dinheiro e depois falam de liberdade. Que liberdade é essa de pessoas que não podem escolher o que querem porque podem não ser reconhecidos na sociedade?

Pensei em todos nós, pessoas que querem ser felizes, amedrontadas do medo do amanhã sendo que amanhã deveria ser uma oportunidade. 365 vezes na Bíblia se lê "Não temas" e Deus sempre proveio aqueles que buscaram Ele, mesmo no meio das lutas. Quem sou eu pra não viver de FIB? Se Deus trouxe para mim uma salvação tão acima do que eu podia crer, um destino tão improvável e um amor tão infindo, que besteira minha!

Com certeza Jesus teria respondido como o lider do Butão e talvez acrescentado com uma frase que Ele falou no sermão do Monte: "Não é a vida mais do que alimento, e o corpo, mais do que as vestes?"

vamos lutar por uma sociedade mais feliz, mais gentil e com Deus no coração. Somos tantos nesse mundo, se cada um fizer sua parte, estamos salvos paa sempre da eterna prisão do PIB.

Beijissimos e milhares de orações.

2 comentários:

  1. Tão simples mas tão incompatível com a sociedade de hoje e mesmo com a "igreja" institucionalizada.
    W

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que no mundo temos pessoas como você que soltam as palavras para nos conscientizar do rumo errado que a humanidade está tomando.
    Parabéns. Muito bem dito!!!!
    beijos de sua admiradora nº 1.
    K

    ResponderExcluir