domingo, 29 de agosto de 2010

Primeira carta - Desabafo do recém convertido

Boa noite, Deus;

Passei um tempo deitado na minha cama, olhando para o teto, procurando alguém. Não consegui dormir. Uma forma inexplicável de solidão veio a mim. Decidi procurar você para me ajudar.

Se eu fosse tentar falar como é essa solidão, a melhor frase seria: eu não me sinto daqui. Eu sinto que tem algo que mudou muito. Sinto como se todos a minha volta fossem diferente de mim. Não há ninguém que realmente chegue para mim e diga: "passamos a mesma coisa".
Não!

Quem está a minha volta pode ter o mesmo gosto que eu de música, de artes, de roupa, mas tem algo muito diferente que não dá para conter: são frias. O meu gosto musical muda, meus amigos mudam, tanto quanto nas roupas e nas artes. Tudo muda em mim. Porém tem algo que não posso dizer que mudou - e sim reencontrei - que sou eu.

O ruim é que esse "eu" é agora nova criatura, é você que vive em mim. E, agora, sofro de uma misericórdia louca por aqueles que passaram por mim. Eles são como garrafas no mar. Vagam... Vagam... Nunca chegam.

Depois que você pegou minha garrafa e leu o que tinha dentro, fez sentido. Tudo fez sentido. Tudo se tornou incrível e a vida possuia um destino. Meu destino era te encontrar, Deus-amor.

O que me fez vir até aqui, escrever essa carta e chorar um pouco, meu amigo de verdade, é a certeza que, por mais que eu ame ainda, aqueles que passaram por mim não podem me entender. Eu antes ria e me divertia. Hoje sou novo e eles estão ainda a vagar no mar. Eles não conseguem ver o que está dentro de mim. Eu até consigo ver o que está dentro deles, mas essa superficialidade momentânea de "te amo demais hoje, amanhã não" não os permite ver que, sim, tudo cerca de amor.

Deixe-me, só hoje, por minha cabeça no seu ombro, Abba-Pai. Posso falar o que quiser para eles, mas só você transforma. Só você conseguiu me buscar do meu abismo, nem lembro qual foi a palavra que falaram para mim. Só lembro de ti, para sempre.

A igreja, meu Deus, está tão diferente também. Eu queria poder dizer que lá eu tenho apoio nesses momentos. Eles estão tão perdidos quanto eu quando não são um dos superficiais. Cada um faz seu culto por si. Quando o assunto é relacionamento com o outro, as pessoas mudam. Querem se unir pelo gosto e caem no mesmo sentimento que eu tenho agora.

Chega de amizade por gosto! Chega de amor pelo externo! As pessoas precisam dizer que vão ajudar as outras e amá-las a qualquer custo, pois senão as poucas que um dia conheceram a ti vão chorar como eu.

Mas, Deus, amado pelo seu povo, renova-me. Renova-me todos os dias, pois um dia só de euforia em te conhecer é pouco. Não há como viver de verdade sem te conhecer. Sem ter em você o exemplo de amor puro, que se sacrifica e não vê com os olhos humanos. Você não vê o momento. Não vê se hoje é do trabalho, amanhã não é ou hoje é da igreja, amanhã não é. Você não liga para onde a pessoa está, se na África ou aqui. Você não liga para o rosto dela. Você só liga para a mensagem (que você escreveu), que está dentro dela, com todo o destino...

E só por isso você veio a mim. Eu nunca poderia merecer-te. Nem nos meus sonhos mais amáveis.

Eu não quero falar de igreja. Tenho vergonha dela, ela não é você. Você é o amor, ela não. É só uma tentativa em te fazer portátil. E quando eu falar de ti, tire o coração de pedra pré-conceituoso nos outros. Abra-os. As vezes acham que a mente deles é a mais aberta possível, mas se prendem em uma "modinha cultural". Cura-os.

Tem tanto cristão antigo que faz pose de te conhecer, mas são frios como pedras. Restaura-os. Quero saber lidar com isso. Sou novo, mas sei que a estrada é longa e só você pode fazer mais.

Eu te amo mais do que tudo. Mais que o mundo. Mais do que essas pessoas. Porém, eu quero que essas pessoas possam entender como é esse momento tão extraordinário que é se encontrar em ti. Esse amor não acaba mais...

Seu sangue tem cheiro de terra fresca, lugar para novo plantio, para recomeçar. Me ajude.

Um abraço do seu apaixonado servo.

---

(Decidi escrever cartas sobre situações específicas que passamos no dia-a-dia. Personagens fictícios e histórias também. Espero que gostem e Deus os abençoe)

Beijínhos e orações

Nenhum comentário:

Postar um comentário