quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Se abastando de Pureza




 Se vocês tivessem ideia de como eu estive frustrada, vocês iriam valorizar muito esse texto.

Como vocês podem perceber, eu passei muito tempo sem escrever. Eu finalmente percebi que o que eu estou vivendo é uma crise desde Fevereiro/Março e que ela sofre picos de vez em quando. Eu ainda estou me recuperando, mas acabei de acertar o "imagem e ação" que Deus estava tentando fazer comigo. Isso é incrível, me fez decair em 30% da frustração que andei nesses dias. É muito. Deus sempre sabe o que faz.

Faz duas semanas que Deus me veio com uma palavra. Essa palavra é Pureza. No começo pensei: será que vou ouvir alguém falando sobre pureza? Depois eu percebi: não, sou eu mesmo.

O que é Pureza? Para que ser puro? Existe pessoa pura? Existe pureza com pecado? Existe impureza sem pecado?

Nós gostamos de olhar sempre o que é pecado. Ser impuro é uma pessoa que vive em pecado.Está bem, e o que é pecado? É desagradar a Deus? E você conhece tão bem a Deus para ter certeza absoluta se algo é pecado ou não?

Vocês conseguem perceber que não é esse caminho que faz a pessoa pura? É outra coisa e acho que isso faz toda a diferença.

Hoje pureza está sendo muito vista como sexualidade. Grande parte do resto do que era pureza se perdeu na sociedade de que "diferença não é impureza, então não podemos dizer que essa pessoa é impura, ela apenas é diferente".E além disso, pureza sexual está se desgastando também (ainda com muitos tabus), porque o ato sexual em si, verdadeiramente, nunca significou nada. O que significava era o sentimento e hoje, se isso se perde no relacionamento todo, muito mais no ato sexual que o principio se torna apenas o prazer. Não haveria impureza porque não é o ato em si que causa a impureza e sim os sentimentos. Esse é um ponto de vista.

E, sejamos sinceros, estou falando isso sobre pessoas cristãs, que ainda possuem um medo de ser impuras que não possui fundamento. Sabe porque não possuem funcamento? Por que voltam aquelas perguntas no fim: O que é pureza? Eu tenho medo do que a tradição cristã diz. O que é tradição e o que é cristianismo? Você conhece Deus tão bem assim para saber a linha que separa?

Pessoas não cristãs, por obra da cultura global, seguem o relativismo moral, onde o que é puro, é puro paa você e talvez não seja para mim. Nós aqui estamos olhando pela ótica cristã (sem nenhuma vinculação diferente de base, além de Cristo) e acreditamos que existe verdade. Se existe verdade, existe uma verdade para pureza. Mas voltando ao assunto.

Não há como definir se alguém é puro pela noção de pecado. Moisés escreveu 10 mandamentos e não 10 pecados para não cometer. Pureza não é cometer pecado demais ou de menos. Cometer menos pecado acaba sendo consequencia do estado de pureza.

Porém hoje eu descobri o que Deus estava fazendo mimica para mim. Ele estava fazendo mimica de uma música que se chama 'Tua Graça Me Basta'.

Para ilustrar isso, quero contar umas historinhas.
Certa vez conversei com um garoto cristão que não conseguia ficar sem ter relacionamentos serio com ninguém e ele se sentia mal. Naquele dia eu não queria falar com ele e eu me lembro tão bem de ter dito: "Você não precisa de nada disso se Deus te bastar."
O mais legal, não foi eu ter falado isso, não mesmo porque o que eu faço não tem nada demais, mas sim porque eu me sinto muito só às vezes e o que eu falei para ele ficou muito mais marcado em mim no que nele.

Eu tenho certeza hoje que o que faz alguém ser puro é unicamente se bastar de Deus.
Por isso eu acho que não deveria ser abolido o celibato, mas sim a obrigatoriedade nas igrejas católicas.

Se bastar apenas de Deus é a coisa mais completa e mais tentadora de não ser feita. Pode perder para o perdão, mas absolutamente nada te torna mais puro do que depender de Deus. Nem é depender de si porque nosso coração é enganoso, mas de Deus que nos mostra o quanto nada importa tanto quanto Ele.

Isso não me veio do nada. Isso me veio lendo 2 Coríntios 12.7 quando fala sobre Paulo que para não se ensoberbar com a grandeza das revelações, recebeu um "espinho na carne" (espirito mal). Ele pediu para Deus tirar e Deus fala "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza."

A graça de Deus é aquilo que nos faz desistir de tudo para viver por Deus. Ela nos faz aguentar qualquer coisa, espera o tempo que for. Paulo é o exemplo classico de pessoa que sofreu pelo evangelho. Leia 2 Coríntios 11.16. É incrivel que uma pessoa como essa não enlouqueceu e não desistiu de tudo. É incrível como os martires e os missionarios possuiam/possuem a noção de que só Deus basta. É loucura acreditar que dinheiro, comida, vestimenta e até mesmo paixões são tão secundárias que não merecem nosso coração.

E pureza? Pureza é um estado de espírito daquele que não sente desejo por mais nada além da simplicidade do amor de Deus. Por isso, sim, pureza afeta a sexualidade (o que me importa os prazeres se tenho Deus?), a forma de comportamento (o que me importa aquilo que gosto de fazer se Deus é aquilo que mais desejo?) e a visão de pecado (não pensarei o que é pecado ou não, pensarei o que é mais agradavel a Deus e isso farei).

Por isso a Alma farta pisa no favo de mel, mas para Alma faminta todo amargo é doce.
Nós vivemos numa sociedade faminta.
Será que você é capaz de pisar no favo de prazeres? Ou sua alma é faminta? Isso é o que define pureza.
Não importa se o que você come é amargo ou doce se sua alma é apenas um poço de desejos de prazeres. Nada é de fato saciador. 
Nós temos que encarar desejos como algo que não importa. Pecado como algo não interessante. Pureza como consequencia de um relacionamento com Deus e não vice-versa.

Beijissimos no coração e orações sem fim  

2 comentários:

  1. Como posso ter um relacionamento com Deus?

    ResponderExcluir
  2. Se existisse fórmula, seria uma das coisas mais vendidas no mundo.

    Mas tente ler a Bíblia. Ela é reveladora. Tente também orar. Porém, nada adianta se você não for com sinceridade de coração.
    Boa sorte, anonimo :D

    ResponderExcluir