segunda-feira, 12 de julho de 2010

Não sei.

 


Esse blog é uma das melhores coisas que eu já fiz a mim mesma nesses últimos tempos. Ele reflete mais a mim do que escrever sobre meu dia-a-dia. Graças a Deus por isso.

E, como vocês devem ter percebido, não estou escrevendo a um tempo orque simplesmente não tenho nada a dizer. É meio irônico sentir um nilismo dentro de si quando se tem um blog chamado "Por que Vazio?". Me sinto num quadro barroco de conflito entre polos opostos dentro de mim que não leva a absolutamente nada. Engraçado ver que quando você quer aceitar um monte de coisa, tudo se torna um bolo de fezes. Aquilo que nos obrigam a ser, aquilo que nos negamos a ser, aquilo que temos que ser, aquilo que poderíamos ser. Sabe o que leva isso? Nada, vazio, pessoas frustradas, pedaços de incertezas que não formam o quebra cabeça que Deus quer. Além disso, esse novo bolo se junta a tudo aquilo que você guardou de anos e anos de negação e apodrece sua alma até que você não consiga se ver mais.  Certas coisas grotescas dentro de mim aparecem formando tudo em algo mais tóxico e mortal. Pior, me açoitam tanto que tentamos negar, de fato, tudo aquilo que já foi belo. Quem era essa alma?

Porém eu me descubro como criança. E sabe o que criança me lembra? Jesus. E sabe mais do que Jesus? Pessoas que não tem certeza de nada, que estão imaturas, imcompletas e especialmente que não tem opiniões formadas. Um dos motivos pelos quais sempre odiei crianças. Odeio esse "Não sei".

Nunca me esqueci do que uma missionária amiga (Leninha) me falou certa vez. Que a nossa vida possui picos e vales para que estejamos vivos, assim como os batimentos cardíacos. Quando tudo fica linear, é o céu, não estaremos mais aqui.

Lembra-se de Moisés? Um moço que não sabia falar, tinha vergonha e nem sabia como começar direito, mas tinha no coração o desejo de ajudar aquele povo? Aposto que durante o tempo que esteve em Midiã ele não esqueceu do povo. Quando ele tentou fazer algo por conta própria, matou um egipcio e por isso teve que fugir. Ele não sabia o que fazer. Imagine você, querendo fazer algo, tendo um monte de ideias, formulações, passado, e isso tudo formando um "não sei" durante anos. e sabe qual é o pior? Percebemos que quando Deus nos chama, nossos planos mirabolantes para fazer o melhor são um monte de porcarias estúpidas e egoistas. Horrivel, decepcionante e frustrante.

É nessas horas que faz todo o sentido quando Samuel foi a casa de Jessé e viu um monte de filhos que poderiam ser reis, ouviu a voz de Deus dizendo:

"Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" - 1 Samuel 16.7

Samuel via vários planos que Deus havia guiado, mas o plano que o Senhor queria? Não sei. Talvez esteja sentado tocando Harpa com as ovelhas.

Será que os discipulos sabiam quem Jesus era quando começaram a seguir? Será que Paulo fazia ideia de como começaria sua vida depois que voltasse a ver? Será que Maria tinha ideia do seu chamado antes que o Anjo fosse até ela? Será que Isaías conseguiria falar tantas coisas se não tivesse dito "Estou perdido!"? Será que Salomão poderia ter sido sábio se ele não tivesse dito "sou rei e não faço ideia como lidar com isso"?

Quandos nos precipitamos a ideias por dinheiro, possibilidades e vemos que nossos planos são falhos, não devemos esquecer de quem somos. Devemos possuir algo que nossa vergonha não gosta: dizer que não sabemos.  Aceitar que nossa vida é manchada de coisas abomináveis e recheada de ego e ideias bonitas como uma mulher adultera.

Para terminar, só concluo que os planos de Deus são muito mais complexos do que minhas dimensões. Posso até conseguir entender alguma coisa, mas sou míope, quase cega.

"Então respondeu Jó ao Senhor:
Bem sei que tudo podes,
e nenhum dos seus planos pode ser frustrado.
Quem é aquele, como disseste,
que sem conhecimento encobre o conselho?
Na verdade, falei do que não entendia;
coisas maravilhosas demais para mim,
coisas que eu não conhecia.
Escuta-me, pois, havia dito, e eu falarei;
eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Eu te conhecia só de ouvir,
mas agora os meus olhos te vêem.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza."
Jó 42. 1 -6

Beijinhos e orações.

3 comentários:

  1. Com certeza, os planos de Deus são muito maiores e muito melhores do que nós pensamos. Ele nunca falha. Muito bom o texto!
    Visite nosso blog e deixe seu cometário tb:
    http://www.elodagraca.blogspot.com
    Abraço
    Ana Dutra

    ResponderExcluir
  2. Este momento de incertezas é muito produtivo. É uma grande oportunidade.
    Belo texto

    ResponderExcluir