sexta-feira, 23 de julho de 2010

Consolador


Cerca de 10 coisas que eu penso “vou escrever”, uma vem para o blog e duas são realmente escritas.


Uma é essa que está me incomodando há um tempo. Espírito Santo é consolador mesmo?

Porque estamos muito acostumados em ouvir sobre a unção do Espírito Santo. Parece que o Espírito Santo é um superpoder específico de Deus que faz a gente ficar forte, é como espinafre do Popeye.

Ai vem a questão. Será? E o agravante da questão: Se o Espírito Santo é Deus, se conformar em não compreender o Espírito Santo é ter uma visão limitada de Deus! Isso me ocorreu do nada no meio de um culto. Será que as pessoas realmente sabem do que estão falando? Será que eu posso dizer que já recebi o Espírito Santo ou foi apenas um suplemento espiritual?

Nisso lembro-me de Jesus. Jesus disse que depois que ele se fosse viria o Consolador. Ele não disse que viria um superpoder, um espinafre mágico. E essa termologia é incrível porque mostra que Deus é um. Não existe um Pai mandão, um Filho super pop que ama todo mundo e um ser hiperativo chamado Espírito Santo. O consolo Deus já dava quando o Filho não estava na Terra. Exemplo? Davi. Sabe aquele Salmo que todo mundo sabe de cor?

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” Salmo 23. 4

Jesus consolou inumeramente pessoas que perdiam parentes, doentes de alma e de corpo. O que Jesus disse quando falou “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”? O que seria isso senão consolo? Consolo é praticamente sinônimo de Alívio.

E, então, porque Jesus disse que iria mandar o Consolador? Por que as pessoas esfriam e acham que Deus se foi para sempre. Não, o Consolador está mesmo quando não tem uma pregação fervorosa ou uma coisa ungida. Sabe o que torna algo ungido? Você reconhecer que Deus está com você. Era isso que acontecia com os reis e sacerdotes. Nada mais nada menos que um simbolismo que Deus está com essa pessoa, como um casamento.

Deus, sim, tem a característica incrível e única de ser pessoal a ponto de decidir falar conosco de forma especial e privada. Mas não é porque Ele não te mandou um sinal que Ele simplesmente não está te abençoando e falando contigo. Por isso que a vida de oração é algo tão importante, mantém a noção de que Deus restaura e consola fazendo que você se sinta como tivesse saído de um batismo.

Outra coisa que me deixa muito boba quando parei para pensar nisso é que Consolo não é poder. Quando você é consolado é porque você está mal. Se você não se sente mal, é absolutamente impossível de ter Deus. “Então crente tem que ser infeliz?” não. Cristão tem que ser humilde. Tem que reconhecer sua natureza pecaminosa dia a dia e carregar sua cruz. E o que me impressiona que ser humilde não é sinônimo de ser pequeno. Moisés era pequeno? Os pais da igreja fizeram projetos pequenos? Aqueles que mais cresceram eram os mais humildes na história do cristianismo verdadeiro (repito: na história do cristianismo verdadeiro).

Vamos falar um pouco sobre hoje? Como alguns líderes visivelmente abusadores conseguem conquistar aquela multidão? O Espírito Santo não é batata quente. Ele não passa. O que acontece é que a população está sendo consolada por Deus, pois reconhece que está mal. O Espírito Santo aparece para consolar e resultado: pessoas não têm essas iniciativas sozinhas e por estar na frente do pastor acha que foi o pastor que fez! Não! Se você estivesse em casa, sozinha, orando, talvez Deus fizesse mais. Deus não vai dizer não a um desejo sedento de seus filhos, mas por favor. Eu acredito no dom da cura, mas não acredito em uso de dom da cura sem se reconhecer todo o segundo que precisa de cura de Deus.

É obvio que esse parasita da incapacidade de se prostar a Deus não é de hoje. Mas se vivemos hoje, viveremos diferentes.

Um recado para você, viciado em Igreja, Acampamento e Congressos de Adoração. Deus fala nesses lugares, mas seria como você tivesse uma depressão crônica (as vezes você até já desistiu de curar) e só toma remédio em época de festa. Já viu alguém se matar em festa, na alegria geral? E no silêncio onde seu Pai vê em secreto? Deus está lá. O Consolador está lá.

Nós não precisamos de um alucinógeno divino onde começamos a ver coisas. Precisamos mesmo é de um tratamento mais profundo e individual. E, por incrível que possa parecer, Deus não é Mágico de festa infantil, Ele é o pai que está vendo a criancinha só se divertindo enquanto o outro faz uma ilusão interativa.

Somos feitos para o consolo dentro da oração.

Beijinhos e orações

Um comentário: