domingo, 25 de julho de 2010

Não tenho fé para isso.

"Johnny, com 16 anos de idade, desceu de seu quarto e correu para a cozinha atrás de uma tigela de seu cereal favorito: Alpha Bits, aqueles flocos de cereal com o formato de letras do alfabeto. Quando chegou à mesa, foi surpreendido por ver que a caixa do cereal estava aberta, o conteúdo fora derramado e as letras formavam a mensagem LEVE O LIXO PARA FORA — MAMÃE em sua tigela.


Lembrando-se de uma recente aula de biologia do ensino médio, Johnny não atribuiu a mensagem à sua mãe. Além do mais, ele aprendeu que a vida em si é meramente um produto do acaso, das leis naturais. Se era esse o caso, pensou Johnny, por que não seria possível que uma simples mensagem como "Leve o lixo para fora — Mamãe" não fosse o produto do acaso e das leis naturais também? Talvez o gato tivesse derrubado a caixa ou um terremoto tivesse chacoalhado a casa. Não fazia sentido chegar a qualquer conclusão. Johnny não queria levar o lixo para fora de jeito nenhum. Ele não tinha tempo para as tarefas da casa. Estava em suas férias de verão e queria ir para a praia. Mary estaria lá.

Uma vez que Mary era a garota de quem Scott também gostava, Johnny queria chegar à praia mais cedo para surpreender Scott. Mas quando Johnny chegou, viu Mary e Scott caminhando de mãos dadas pela praia. Enquanto os seguia a distância, olhou para baixo e viu um coração desenhado na areia com as palavras "Mary ama Scott" rabiscadas no meio. Por um momento, Johnny sentiu seu coração afundar. Mas as lembranças de sua aula de biologia o resgataram do desespero profundo. "Talvez este seja um outro caso das leis naturais em funcionamento!", pensou. "Talvez os caranguejos ou um padrão incomum de ondas tenha simplesmente produzido esta nota amorosa naturalmente." Não havia sentido em aceitar uma conclusão da qual ele não gostava! Johnny simplesmente teria de ignorar a comprovação inequívoca das mãos unidas.

Confortado pelo fato de que os princípios aprendidos na aula de biologia poderiam ajudá-lo a evitar as conclusões das quais não gostava, Johnny decidiu deitar-se por alguns instantes e pegar um pouco de sol. Ao colocar a cabeça sobre a toalha, notou uma mensagem nas nuvens: "Beba Coca-Cola", diziam letras brancas e fofas em contraste com o fundo azul do céu. "Seria uma formação incomum das nuvens?", pensou Johnny. "Turbulência dos ventos, talvez?"

Não, Johnny não poderia mais continuar jogando o jogo da negação. "Beba Coca-Cola” era uma coisa real. Uma mensagem como essa era um sinal seguro de inteligência. Não poderia ser o resultado de forças naturais porque jamais se observou forças naturais criando mensagens. Embora ele não tenha visto o avião, Johnny sabia que recentemente havia passado por ali alguém com capacidade de escrever aquelas letras no céu. Além do mais, queria acreditar nessa mensagem: o sol quente o havia deixado com sede, e ele queria tomar o refrigerante.

---
(VIDA SIMPLES? ISSO NÃO EXISTE!)

É desonestidade ou estar propositadamente cego para sugerir que mensagens como "Leve o lixo para fora — Mamãe" e "Mary ama Scott" são obra de leis naturais. Contudo, essas conclusões são perfeitamente compatíveis com os princípios ensinados na maioria das aulas de biologia do nível médio e das universidades hoje em dia. É nesses lugares que os biólogos naturalistas afirmam dogmaticamente que mensagens muito mais complicadas são os descuidados produtos de leis naturais. Eles fazem essa afirmação na tentativa de explicar a origem da vida.

Os biólogos naturalistas afirmam que a vida é gerada espontaneamente pelas leis naturais com base em elementos químicos inanimados, sem nenhuma intervenção inteligente. Essa teoria pode ter parecido plausível para cientistas do século XIX que não tinham a tecnologia para investigar as células e descobrir sua tão impressionante complexidade. Mas, hoje em dia, essa teoria naturalista ataca frontalmente tudo o que sabemos sobre as leis naturais e os sistemas biológicos.

Desde a década de 1950, o avanço da tecnologia tem capacitado os cientistas a descobrirem um pequeno mundo de impressionante projeto e espantosa complexidade. Ao mesmo tempo que os nossos telescópios estão vendo muito mais longe no espaço, nossos microscópios estão olhando cada vez mais fundo nos componentes da vida. Enquanto as nossas observações espaciais estão se rendendo ao princípio antrópico da física, nossas observações da vida estão cedendo ao impressionante princípio antrópico da biologia.

Para demonstrar o que queremos dizer, vamos considerar a assim chamada vida "simples" — um animal unicelular conhecido como ameba. Os naturalistas evolucionistas afirmam que essa ameba uni celular (ou alguma coisa semelhante a ela) se formou por meio de geração espontânea (i.e., sem intervenção inteligente) num pequeno lago aquecido em algum lugar da Terra, quando ela ainda estava em seus primórdios. De acordo com sua teoria, toda a vida biológica evoluiu baseando-se nessa ameba inicial, sem nenhum tipo de orientação inteligente. Naturalmente, esta é a teoria da macroevolução: do infantil para o réptil e do réptil para o gentio; ou do angu até tu, passando pelo zoológico.

Aqueles que acreditam nessa teoria da origem da vida são chamados de muitos nomes: naturalistas, evolucionistas, materialistas, humanistas, ateus ou darwinistas (vamos nos referir àqueles que acreditam na teoria evolucionista atéia como darwinistas ou ateus. Isso não inclui aqueles que acreditam na evolução teísta — isto é, que a evolução foi criada por Deus). Independentemente da maneira pela qual chamamos aqueles que acreditam nessa teoria, o ponto principal para nós é este: "Sua teoria é verdadeira?". Parece-nos que não.

Esqueça as afirmações darwinistas de que os homens descendem dos macacos ou que os pássaros evoluíram dos répteis. O problema principal para os darwinistas não é explicar de que maneira todas as formas de vida estão relacionadas O problema principal para os darwinistas é explicar a origem da primeira vida. Para que a macroevolução naturalista seja verdade, a primeira vida precisa ter sido gerada espontaneamente com base em elementos químicos inanimados. Infelizmente, para os darwinistas, a primeira vida — na verdade, qualquer forma de vida — não é de forma alguma "simples". Isso ficou muitíssimo claro em 1953, quando ]ames Watson e Francis Crick descobriram o DNA, a química que codifica instruções para a construção e a replicação de todas as coisas vivas.

O DNA tem uma estrutura em forma de hélice que se parece como uma escada torcida. Os lados da escada são formados por desoxirribose e fosfato, e os degraus da escada consistem em ordens específicas de quatro bases de nitrogênio. Essas bases de nitrogênio recebem o nome de adenina, timina, citosina e guanina, comumente representadas respectivamente pelas letras A, T, C e G. Essas letras compõem o que é conhecido como o alfabeto genético de quatro letras. Esse alfabeto é idêntico ao alfabeto ocidental em termos de sua habilidade de comunicar uma mensagem, exceto pelo fato de que o alfabeto genético tem apenas quatro letras, em vez das 26 que conhecemos no alfabeto ocidental. Assim como uma ordem específica das letras numa frase transmite uma mensagem singular, a ordem específica de A, T, C e G dentro de uma célula viva determina uma composição genética singular daquela entidade viva. Outro nome para essa mensagem ou informação, quer esteja numa frase quer no DNA, é "complexidade específica". Em outras palavras, ela não é apenas complexa, mas também contém uma mensagem específica.

A incrível complexidade específica da vida torna-se óbvia quando alguém considera a mensagem encontrada no DNA de uma pequena ameba unicelular (uma criatura tão pequena que centenas delas poderiam ser colocadas uma ao lado da outra num espaço de 1 centímetro). Richard Dawkins, cientista darwinista convicto e professor de zoologia na Universidade de Oxford, admite que a mensagem encontrada apenas no núcleo de uma pequena ameba é maior do que os 30 volumes combinados da Enciclopédia Britânica, e a ameba inteira tem tanta informação em seu DNA quanto mil conjuntos completos da mesma enciclopédia! Em outras palavras, se você fosse ler todos os A, T, C e G na injustamente chamada ameba 'primitiva' (como Darwin a descreve), as letras encheriam mil conjuntos completos de uma enciclopédia!

Precisamos enfatizar que essas mil enciclopédias não consistem em letras aleatórias, mas em letras numa ordem muito específica — tal como as enciclopédias reais. Portanto, aqui está a principal pergunta para os darwinistas como Dawkins: mensagens simples como "Leve o lixo para fora — Mamãe", "Mary ama Scott" e "Beba Coca-Cola" exigem um ser inteligente, então por que a mensagem dessas mil enciclopédias não exigiria um também? "

---

Do livro: Não tenho fé suficiente para ser ateu - Norman Geisler e Frank Turek.

Beijinhos e orações

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Consolador


Cerca de 10 coisas que eu penso “vou escrever”, uma vem para o blog e duas são realmente escritas.


Uma é essa que está me incomodando há um tempo. Espírito Santo é consolador mesmo?

Porque estamos muito acostumados em ouvir sobre a unção do Espírito Santo. Parece que o Espírito Santo é um superpoder específico de Deus que faz a gente ficar forte, é como espinafre do Popeye.

Ai vem a questão. Será? E o agravante da questão: Se o Espírito Santo é Deus, se conformar em não compreender o Espírito Santo é ter uma visão limitada de Deus! Isso me ocorreu do nada no meio de um culto. Será que as pessoas realmente sabem do que estão falando? Será que eu posso dizer que já recebi o Espírito Santo ou foi apenas um suplemento espiritual?

Nisso lembro-me de Jesus. Jesus disse que depois que ele se fosse viria o Consolador. Ele não disse que viria um superpoder, um espinafre mágico. E essa termologia é incrível porque mostra que Deus é um. Não existe um Pai mandão, um Filho super pop que ama todo mundo e um ser hiperativo chamado Espírito Santo. O consolo Deus já dava quando o Filho não estava na Terra. Exemplo? Davi. Sabe aquele Salmo que todo mundo sabe de cor?

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” Salmo 23. 4

Jesus consolou inumeramente pessoas que perdiam parentes, doentes de alma e de corpo. O que Jesus disse quando falou “vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”? O que seria isso senão consolo? Consolo é praticamente sinônimo de Alívio.

E, então, porque Jesus disse que iria mandar o Consolador? Por que as pessoas esfriam e acham que Deus se foi para sempre. Não, o Consolador está mesmo quando não tem uma pregação fervorosa ou uma coisa ungida. Sabe o que torna algo ungido? Você reconhecer que Deus está com você. Era isso que acontecia com os reis e sacerdotes. Nada mais nada menos que um simbolismo que Deus está com essa pessoa, como um casamento.

Deus, sim, tem a característica incrível e única de ser pessoal a ponto de decidir falar conosco de forma especial e privada. Mas não é porque Ele não te mandou um sinal que Ele simplesmente não está te abençoando e falando contigo. Por isso que a vida de oração é algo tão importante, mantém a noção de que Deus restaura e consola fazendo que você se sinta como tivesse saído de um batismo.

Outra coisa que me deixa muito boba quando parei para pensar nisso é que Consolo não é poder. Quando você é consolado é porque você está mal. Se você não se sente mal, é absolutamente impossível de ter Deus. “Então crente tem que ser infeliz?” não. Cristão tem que ser humilde. Tem que reconhecer sua natureza pecaminosa dia a dia e carregar sua cruz. E o que me impressiona que ser humilde não é sinônimo de ser pequeno. Moisés era pequeno? Os pais da igreja fizeram projetos pequenos? Aqueles que mais cresceram eram os mais humildes na história do cristianismo verdadeiro (repito: na história do cristianismo verdadeiro).

Vamos falar um pouco sobre hoje? Como alguns líderes visivelmente abusadores conseguem conquistar aquela multidão? O Espírito Santo não é batata quente. Ele não passa. O que acontece é que a população está sendo consolada por Deus, pois reconhece que está mal. O Espírito Santo aparece para consolar e resultado: pessoas não têm essas iniciativas sozinhas e por estar na frente do pastor acha que foi o pastor que fez! Não! Se você estivesse em casa, sozinha, orando, talvez Deus fizesse mais. Deus não vai dizer não a um desejo sedento de seus filhos, mas por favor. Eu acredito no dom da cura, mas não acredito em uso de dom da cura sem se reconhecer todo o segundo que precisa de cura de Deus.

É obvio que esse parasita da incapacidade de se prostar a Deus não é de hoje. Mas se vivemos hoje, viveremos diferentes.

Um recado para você, viciado em Igreja, Acampamento e Congressos de Adoração. Deus fala nesses lugares, mas seria como você tivesse uma depressão crônica (as vezes você até já desistiu de curar) e só toma remédio em época de festa. Já viu alguém se matar em festa, na alegria geral? E no silêncio onde seu Pai vê em secreto? Deus está lá. O Consolador está lá.

Nós não precisamos de um alucinógeno divino onde começamos a ver coisas. Precisamos mesmo é de um tratamento mais profundo e individual. E, por incrível que possa parecer, Deus não é Mágico de festa infantil, Ele é o pai que está vendo a criancinha só se divertindo enquanto o outro faz uma ilusão interativa.

Somos feitos para o consolo dentro da oração.

Beijinhos e orações

Pérolas de amor


Eu passei muitos anos sem entender o que significava “não jogar pérolas aos porcos”. Qual é o problema dos porquinhos? Por que essa possessão por riquezas? Por que valorizar aquilo que tem se tudo é efêmero? Entregue ao porquinho... Era isso que eu pensava.


Porém, hoje eu imploro por uma coisa a vocês: NÃO JOGUE PEROLAS AOS PORCOS!

Por quê? Porque não é necessário desperdiçar só porque a vida é curta.

Eu não vim falar sobre bens. Vim falar sobre nossa capacidade. Isso se reflete nos seus bens.

Eu estava lendo o blog do Alan e ele falou que odeia política. Entendi o porquê. Mas para que? O que a gente ganha se odiamos aqueles que deveriam ser bons organizadores, criadores de leis, administradores? Diga para mim: você odeia pastores hipócritas?

Agora pense cinco minutos e diga: Deus odiaria pastores hipócritas? Não. Ele odiaria a hipocrisia. O pastor deveria fazer o amor fluir em sua igreja e não o dinheiro fluir.

Dizer que odeia política é dizer que odeia o cristianismo porque vê que muitos que crescem dentro do cristianismo se perdem no meio do poder. Mas quem criou o poder senão Deus?

Onde está jogar perolas aos porcos?

Jogar pérolas aos porcos é ter uma postura teológica inteligente, ter dons para a glória de Deus e sabe o que acontece? Não acreditam que o mundo pode mudar. Vamos ser sinceros, quantos blogs de apologética e de cristianismo falam, falam e falam um pouco mais e não dizem no final: Mas para Deus não existe impossível?

Quando Deus ensinou o amor não era simplesmente: “ame a todos”. Era algo maior. É dar a vida pelos seus amigos (e seus inimigos). Nós temos pérolas de amor, mas não acreditamos que isso realmente pode mudar o mundo. Usamos essas pérolas para criar teorias sobre igreja, livros e blogs de critica.

Eu a cada dia tento ver meus erros do dia anterior para melhorá-los. Um desses erros é o vício da critica. Jesus criticou, e muito. Porém, o que ele fez mais: amar ou criticar?

Nós falamos e botamos nossa capacidade de produzir como se fosse simplesmente ciência. Eu tenho capacidade isso e então produzo isso. Os homens são maus então tudo o que eles fazem é mau. Por isso, através do experimento de anos e anos sem dar certo, não acredito mais. E a salvação?

Abra sua Bíblia em Jonas. Deus queria destruir aquele povo porque era mau, mas existe uma coisa que foi feita antes do mundo começar: a cruz. Aquelas pessoas possuíam uma pincelada de sangue que os fez perceber que eram maus e mudarem! Jonas não acreditou, até parecia que Deus não acreditou (apesar de acreditar que tudo é planejado). Imagine se eles realmente falassem “somos maus, nem adianta. Mesmo o amor de Deus não pode salvar essa cidade.”.

Deus fez sua parte. Ele se sacrificou simplesmente porque ele quis. Você consegue imaginar isso? Você, um idiota decide ir contra o maior amor do mundo e Ele mesmo assim acreditar em você? Depois você diz que acredita no amor de Deus e não tem a capacidade de dizer “existem milagres. O mundo pode mudar se Deus quiser porque Ele já quis que esse mundo não fosse somente trevas.”

Perceba: O nosso país sofre de miséria porque as pessoas querem. O seu casamento ou dos seus pais se destruiu ou pode se destruir porque eles querem. Você não alcança seus sonhos porque você quer. E, por favor, seja coerente. Se você consegue acreditar que Deus tem uma promessa para você, Ele também tem uma promessa para outros, mesmo que você odeie.

Olhe para os céus. O oxigênio corresponde a 21% da atmosfera. Se fosse 25% o mundo pegaria fogo. Se fosse 15% morreríamos sufocados. Você não se sente inseguro quando pensa nisso? Você não sente que quando, por exemplo, deixamos de ajudar a natureza, estamos querendo nos matar da condição perfeita que Deus criou para nós? Ora, condição que Ele poderia não ter paciência de fazer. “Ai, esses humanos complicados...”.

Agora olhe para a Bíblia e pense: “Se a salvação veio antes da criação do mundo, por que Jesus veio ao mundo?”. Por que o povo Judeu estava jogando a pérola da salvação aos porcos. A pérola de ser um povo escolhido por Deus apenas para ser enormes teólogos, conhecedores.

Não banalize o amor que Deus te deu.

beijinhos e orações sempre.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Vem me socorrer





Não tenho um tom
Não tenho palavras
Não tenho acorde que me socorra agora
Tudo foi embora
Só tenho Você

Havia um silêncio
Que mostrou os meus vícios
Me agarro contigo
Vem, me socorra agora
Tudo foi embora
Só tenho Você, Amor
Agora

E essa não é mais uma canção de amor

Eu canto pra Ti
Sei onde estou
Olhando pra mim posso saber
Que nada sou

Eu grito pra Ti, oh Deus
Vem me socorrer
Olhando pra mim posso saber
Que nada posso fazer

(Palavrantiga)
---
 
Para mim são 10:18 da manhã e acordei hoje com um humor um tanto peculiar.
 
Está acontecendo na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (sim, estou falando da minha igreja) uma semana especial que é a Semana da Juventude.
E para vocês me verem escrevendo sobre um evento na minha igreja é porque isso me tocou muito.
Começou no Domingo com um pastor muito amado meu (Rev. Cid) e me tocou muito, mas ontem Deus estava brincando com minha cara. É serio, Deus gosta de fazer esse tipo de coisa. Eu já estava meio pasma porque me falaram que o vocalista (Marcos Almeida) do Palavrantiga estaria lá e eu sempre quis ouvir ao vivo, além do que dois integrantes da Banda Crombie também estavam lá e juntos fizeram um louvor meio que extremamente excepcional.Eles tocaram uma música chamada 'Pensei' que é bizarramente poética e de inspiração de Deus. Para piorar minha cara, eu ouvi uma mensagem de uma hora com o Pastor e missionário no Haiti (Mário Henrique) que possuia um selo divino escrito "Para você". A mensagem falava sobre os intervalos na nossa vida, que nós temos esperar caminhando, com fundamento e discernimento. Terminou ainda com uma oração tocando no fundo "Esperar é caminhar". Tudo o que eu precisava ouvir. Estou até agora processando a importância daquela mensagem.
 
Mas acredite, eu não estou falando isso porque quero contar meu dia feliz. Eu quero dizer que você não deve ignorar a oportunidade de Deus de falar contigo. Eu estava com o pé atras porque eu não conhecia o pastor. Eu não sabia que o Marcos iria cantar. E Deus fez uma surpresa.
 
Se você for do Rio de Janeiro, vá na Semana da Juventude. Os preletores que vão falar nos próximos dias são mais que ótimos.
Daqui em diante:
Terça: Missionário Marco Vinicio (MV do Jovens da Verdade)
Quarta: Rev. Ariovaldo Ramos
Quinta: Rev. Hernandes Dias Lopes
Sexta: João Alexandre
Sábado: Rev. Jasiel Botelho
 
O endereço para os interessados:
Rua Silva Jardim, 23 - Centro - RJ
Todos os dias as 19:30
 
E se você não for do Rio, não tem problema, passarão todos os cultos pela internet AO VIVO. Clique Aqui as 19:30 e você verá que eu não estou sendo apenas uma garota propaganda.
 
Beijinhos e orações.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Não sei.

 


Esse blog é uma das melhores coisas que eu já fiz a mim mesma nesses últimos tempos. Ele reflete mais a mim do que escrever sobre meu dia-a-dia. Graças a Deus por isso.

E, como vocês devem ter percebido, não estou escrevendo a um tempo orque simplesmente não tenho nada a dizer. É meio irônico sentir um nilismo dentro de si quando se tem um blog chamado "Por que Vazio?". Me sinto num quadro barroco de conflito entre polos opostos dentro de mim que não leva a absolutamente nada. Engraçado ver que quando você quer aceitar um monte de coisa, tudo se torna um bolo de fezes. Aquilo que nos obrigam a ser, aquilo que nos negamos a ser, aquilo que temos que ser, aquilo que poderíamos ser. Sabe o que leva isso? Nada, vazio, pessoas frustradas, pedaços de incertezas que não formam o quebra cabeça que Deus quer. Além disso, esse novo bolo se junta a tudo aquilo que você guardou de anos e anos de negação e apodrece sua alma até que você não consiga se ver mais.  Certas coisas grotescas dentro de mim aparecem formando tudo em algo mais tóxico e mortal. Pior, me açoitam tanto que tentamos negar, de fato, tudo aquilo que já foi belo. Quem era essa alma?

Porém eu me descubro como criança. E sabe o que criança me lembra? Jesus. E sabe mais do que Jesus? Pessoas que não tem certeza de nada, que estão imaturas, imcompletas e especialmente que não tem opiniões formadas. Um dos motivos pelos quais sempre odiei crianças. Odeio esse "Não sei".

Nunca me esqueci do que uma missionária amiga (Leninha) me falou certa vez. Que a nossa vida possui picos e vales para que estejamos vivos, assim como os batimentos cardíacos. Quando tudo fica linear, é o céu, não estaremos mais aqui.

Lembra-se de Moisés? Um moço que não sabia falar, tinha vergonha e nem sabia como começar direito, mas tinha no coração o desejo de ajudar aquele povo? Aposto que durante o tempo que esteve em Midiã ele não esqueceu do povo. Quando ele tentou fazer algo por conta própria, matou um egipcio e por isso teve que fugir. Ele não sabia o que fazer. Imagine você, querendo fazer algo, tendo um monte de ideias, formulações, passado, e isso tudo formando um "não sei" durante anos. e sabe qual é o pior? Percebemos que quando Deus nos chama, nossos planos mirabolantes para fazer o melhor são um monte de porcarias estúpidas e egoistas. Horrivel, decepcionante e frustrante.

É nessas horas que faz todo o sentido quando Samuel foi a casa de Jessé e viu um monte de filhos que poderiam ser reis, ouviu a voz de Deus dizendo:

"Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração" - 1 Samuel 16.7

Samuel via vários planos que Deus havia guiado, mas o plano que o Senhor queria? Não sei. Talvez esteja sentado tocando Harpa com as ovelhas.

Será que os discipulos sabiam quem Jesus era quando começaram a seguir? Será que Paulo fazia ideia de como começaria sua vida depois que voltasse a ver? Será que Maria tinha ideia do seu chamado antes que o Anjo fosse até ela? Será que Isaías conseguiria falar tantas coisas se não tivesse dito "Estou perdido!"? Será que Salomão poderia ter sido sábio se ele não tivesse dito "sou rei e não faço ideia como lidar com isso"?

Quandos nos precipitamos a ideias por dinheiro, possibilidades e vemos que nossos planos são falhos, não devemos esquecer de quem somos. Devemos possuir algo que nossa vergonha não gosta: dizer que não sabemos.  Aceitar que nossa vida é manchada de coisas abomináveis e recheada de ego e ideias bonitas como uma mulher adultera.

Para terminar, só concluo que os planos de Deus são muito mais complexos do que minhas dimensões. Posso até conseguir entender alguma coisa, mas sou míope, quase cega.

"Então respondeu Jó ao Senhor:
Bem sei que tudo podes,
e nenhum dos seus planos pode ser frustrado.
Quem é aquele, como disseste,
que sem conhecimento encobre o conselho?
Na verdade, falei do que não entendia;
coisas maravilhosas demais para mim,
coisas que eu não conhecia.
Escuta-me, pois, havia dito, e eu falarei;
eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Eu te conhecia só de ouvir,
mas agora os meus olhos te vêem.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza."
Jó 42. 1 -6

Beijinhos e orações.