quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Apoio: para que isso?

Texto base: Mateus 1. 18 a 25 e cap. 2.
Texto periférico: Hebreus 13.7 e 17

Por que eu estou fazendo isso? Porque é muito abrangente o que falarei.

Mateus 1 conta a história do nascimento de Jesus e o chamado de Maria. Isso é classico. Normalmente os evangélicos esquecem muito do chamado assustador de Maria e se concentra em Jesus. Esquecem da pessoa incrível que foi uma jovem que aceitou um dos trabalhos para Deus mais sofridos de todos: ser "mãe" de Deus (mãe sofre muito, sim, para quem acha que isso é besteira) e as relações a sua volta que eram não favoráveis para aceitar esse chamado.

Mas Maria não estava 100% só nessa história. Eu quero na verdade falar sobre José.

José estava numa emboscada. Sua mulher estava grávida e contou uma história completamente imprevisível. Ele, achando que estava fazendo o que era certo, pensou em deixá-la. Para ele não era parte do plano de vida que vivia aparecer a mulher grávida de um filho que não era dele. Por que ele iria se meter?

E eu fiquei pensando muito. Nós somos assim. Algumas pessoas passam por situações que parecem que se aparecermos irá ser pior, mas não é. O plano de Deus pode não ser convencional. Pode ser que Maria não fosse uma profetisa, nem uma mulher judia comum, mas alguém que teria que ter o trabalho de carregar 9 meses uma criança completamente misteriosa ao "pai". E porque josé iria entrar nessa? Porque Deus queria.

Muitos não veem isso, mas a genealogia de Jesus não é sanguínea. É por parte de José. E muitas coisas incríveis.

José recebeu uma visita de um anjo para ele perceber "sim, você faz parte do trabalho dela. Fique com ela. Você será importante.". parecia que estaria tudo errado se ele estivesse ali, mas não era. Ele até demorou para perceber o quanto seria essencial estar ao lado dela.

Quando Herodes quis matar os meninos de menos de 2 anos, quem avisou para maria fugir foi um anjo através de José. Do mesmo jeito que voltaram para Israel foi um anjo através de José. Maria podia estar numa gravidez de muitos meses, com problemas emocionais e Deus sabia que precisava de um apoio para comunicar, para, especialmente, apoiá-la. José não saberia o quanto iria valer. Só Deus sabia.

Eu fui ler Hebreus 13. 7 e 17 eu me lembrei disso. Tem pessoas com chamados ao nosso lado que querem apoio. Que precisam simplesmente de um email dizendo: "estou orando pro você" ou "deixa eu te dar um conselho" . Precisam que estejamos dispostos a fazer a obra que começou neles. Se precisam de um alguém, ore e pergunte a Deus: "posso me meter nessa? Meu apoio é necessário?" e de alguma forma você será útil, mesmo que sem a mão na massa.

No congresso de adolescentes que eu fui uma coisa me deixou muito marcada. Certo momento de orações uma menina falou "precisamos orar por aqueles que estão sempre para nos ouvir, que nos amam..." e eu imaginava minha familia e amigos. Quando ela terminou de falar ela disse "nós vamos orar pelos nossos pastores. Eles sofrem muito por liderar os filhos de Deus. Eu sou filha de pastor e eu sei como é ver meu pai sem falar de tantos problemas que acumulou emocionalmente na igreja.". Pensei: o que eu fiz para apoiar tal trabalho? Eu nunca dei valor a isso. Por mais bizarro que talvez não concordemos com a forma, é trabalho de Deus. Precisamos orar e muito. Precisamos perguntar se precisa de ajuda. Precisamos pedir informações para Deus de como fazer mais por esses trabalhos.

Não existe coisa pior do que desejar muito forte um trabalho missionário e não sentir apoio. Ter um plano de Deus e não ter ninguém a sua volta dizendo "vai aqui" ou "estou orando" e até mesmo "siga em frente". É um outro animo. É uma esperança que não vemos tanto. Só vemos apoiar aquilo que aparece, que é bonito e aceitável.

É tão bom trabalhar para Deus. Então porque não ajuda? Ame, apoie. Eu agradeço cada segundo as pessoas que me leem. A minha familia sonhadora de um grande futuro para Deus que eu possa ter. Cada comentário é uma alegria. Acredite. Não só comigo, mas para Maria e nossos guias.

Pelo menos ore. Ore até morrer. Orar é a melhor coisa do mundo. Faz toda a diferença.

Beijos e orações

Um comentário:

  1. Interessantíssimo. Passo a achar que José foi um grande homem para estar ao lado de uma mulher tão complexa...
    W

    ResponderExcluir