terça-feira, 4 de maio de 2010

É verdade isso?



Muitas coisas são verdades. Muitas são mentiras. Chocolate não dá espinha, por exemplo. O que me surpreende é que as pessoas até hoje, mesmo sendo quase um senso comum que chocolate não dá espinha, se preocupam em não comer chocolate quando vê espinhas. isso é porque as pessoas conseguem associar, mesmo que vagamente gordura com espinha.

Agora vamos ver outros pontos. Eu já vi pessoas que eu jamais imaginaria cristãs aos pés da cruz. nesses dias eu pensei: não, isso é mentira, é falso, isso vai passar. Outras pessoas que eu via como cristãs em pouco tempo estavam se levando a pensamentos misticos, céticos, e falsamente modernos. É verdade isso? Tudo foi uma mentira? Ou tudo que está acontecendo agora é verdade?

O que eu venho falar nesse texto é uma mania de muitos: as pessoas acreditam no que querem. Mas sabe qual é o mais fantástico de tudo? Pode ser que elas estejam erradas. Até hoje me pego acreditando no que eu quero.

Porém, existem coisas que precisamos saber que são verdades. Não existe relativismo nessas coisas que eu vou mostrar, não adianta.

- Deus não pensa como você. Não adianta humanizar Deus. mesmo quando se fala de amor e se compara a pais, namorados e coisas carnais, existe duas ideias se difundindo: Somos imagem e semelhança de Deus e nós estamos limitados a nossa imaginação, logo, comparamos a coisas que presenciamos.

- Deus faz o que ele quiser, do jeito que ele quiser. Muitos chamam isso de Destino, Coincidência, Milagre e Sorte, mas isso tem um outro nome: ação de Deus. Isso significa que se você se converteu na Igreja X, seu amigo pode se converter no dia Y fazendo algo completamente diferente. Existem modos diferentes de chegar a Deus, mas isso cai ao outro ponto.

- O cristianismo é verdadeiro. Não vale a pena você acreditar que "essa concepção de certo e errado não existe mais". Cristianismo é o caminho para Deus e pronto. O por que? Porque o Cristo cristão é a unica fonte de exemplo e seus ensinamentos. Ele ensinou como chegar a Deus e só tinha um caminho. O que eu vejo muito, meus amigos, é uma polêmica nesse ponto. Espiritas se dizem cristãos. Não, espiritas veem Cristo de forma até bem próxima dos cristãos, mas eles não segue o cristianismo e na Fé cristã, só aqueles que forem fieis a um Deus, um exemplo, podem ser salvos. Judaísmo? Cristo não está. Islamismo? Maomé não é Cristo e não agiu de forma sobrenatural na verdade, só as histórias posteriormente contadas. Budismo? Budistas podem seus ateus! Tem tantas outras concepções que seria incorreto simplificar assim. Apenas citei as mais conhecidas. Aquele que segue o cristianismo de fato sabe qual é o caminho correto e realmente pensamos assim.  Cristianismo não é iluminação, é salvação. Iluminação é outra coisa. Não existe gelol para isso.

O que eu posso fingir ser um gelol é: Nós amamos, independente da religião, respeitamos, estamos juntos e vamos deixar que sigam a religião que quiser. Quem é Cristão legitimo vai querer te converter, mesmo assim, isso não é inquisição.

- Cristãos tem que falar, agir e se mobilizar. Seja simplesmente em um blog, falando com alguém ou grandes missões. Cristãos são expansionistas. Cristãos necessitam divulgar suas ideias. Se você nunca sequer teve vontade de falar de Cristo (repito: Cristo. Não é "amar o próximo", nem "visite minha igreja") é hora de orar e se questionar. Talvez voce não queira ser do estilo clichê de pregação. Você pode ser que nem um garoto que eu conheço, comum, com uma tatuagem enorme de "Jesus makes me free" no peito. Por que ele faria isso? Tem um motivo! Pode ser como uma menina que também conheci, que possuia um grupo de street dance para evangelismo. O que importa? Cristo.

Lembro-me do ano passado. Estive em uma aula de filosofia e, como sempre, estava com um colar de Cruz. O professor, falando sobre os cristãos que morriam pela fé, foi interrompido por uma menina que gritou: "Caramba! Mas isso é muito estúpido." . Falei baixo para mim mesma "Isso não é estúpido para quem crê." e uma grande amiga, atéia, chegou para mim e disse: "você morreria pela sua fé?" e eu afirmei, e expliquei que a fé é a que vale a minha vida. É isso que faz uma pessoa que crê.
E sabe o que mais admiro em muitos revolucionários políticos? Muitos morreram pelos ideias de uma sociedade, que não possuiam base divina e nem comprovação de relação com algo que dava alguma certeza, mas lutaram. Esses ninguém contesta. São heróis, queriam salvar o país. E o Cristão quer o que? Parece que possuimos um ideal de governo diferente do está imposto. somos apenas inimigos da ordem nacional. Uma ideologia fracassada.
Não, o cristianismo não é uma ideologia fracassada.


- Nem todos os ceticismos/ateismos atuais são por racionalidade ou alguma coisa do gênero. Muitos não querem se prender a nada. Se prender a um Deus e submeter a ele? Maluquice! E a comodidade? Há muita comodidade em não crer em nada. A vida, porém, mostra que o vazio é mais instável que o pleno, memso não tendo nada. Não acredite que as pessoas são só "do contra" e são crueis. Nós estamos seguindo um caminho que leva não exatamente a frieza, mas a comodidade. As pessoas querem sentir grandes emoções, mas sem compromisso. Se é comodismo, por que nao experimentar uma sensação nova de fé? Oportunidade aberta.

E para terminar com uma revelação:

 - Somos todos humanos. Humanos tem muitas coisas em comum, mesmo que não pareça. Seu amigo esotérico não é um demoniozinho. Sua amiga de estilo diferente não é um Et e sua parente gospel não é um vegetal. Isso significa que temos sentimentos que são despertos se estimulados. Isso não significa, novamente, que será como você. Apenas é uma evidência de que nada é impossivel. E tudo isso só é possivel porque temos todas as outras verdades existem.

Repare como essas verdades se completam, se justificam.
Não sei se seria simplorio da minha parte, mas é algo que vi com a vida: normalmente verdades veem envoltas dessas verdades, como fossem folhas de um galho.

beijos e orações.

6 comentários:

  1. Vc é verdadeiramente uma menina crente.

    ResponderExcluir
  2. E se o aparente ceticismo/ateismo for por uma dificuldade da pessoa de sentir a presença de Deus, o amor Dele ? Se a pessoa tem milhares de dúvidas e que, à metade delas, as pessoas só respondem que "é porque você não tem fé" o que, cá entre nós, parece uma total falta de argumentos e a tão sagrada fé fica parecendo, na verdade, um simples, por assim dizer, "cala a boca" para quando grandes questões do cristianismo são postas a prova ? E se a pessoa, dita cética, tenta incessantemente buscar Deus e todo o Seu poder mas não encontra nada além de pessoas condicionadas a acreditar Nele, ou pessoas desesperadas que encontram aparente conforto na idéia de um ser supremo, ou até aqueles que simplesmente precisam de alguém para culpar pelos infortúnios da vida ? Se, para esse "ateu", há explicações bem mais lógicas de porque extistem religiões e deuses (que podem ser explanadas por mim em outra ocasião)? E se, após tantas buscas por Ele e tanto pensar, este jovem só percebe que não há tanto sentido em haver um só deus e todos os outros serem falsos deuses que, aparentemente (e me corrija e perdoe-me se isso for por ignorância minha), isso só tornaria o seu deus injusto e imcompreensível com os filhos que ele supostamente criou ? Bem, confesso então que tenho muitas dúvidas em meu coração e, vendo seu blog, imaginei que você poderia estar disposta a me ajudar. Agradeço-lhe com mil beijos, minha cara.

    ResponderExcluir
  3. Olá, anonimo!
    Eu entendo suas perguntas. Acho elas claras e por isso quero te responder. Agradeço-as.
    Não existe formula mágica para sentir Deus. É algo que acontece praticamente por um acaso quando você sente uma idéia plena de mudança na sua cabeça. Eu acredito que a fé é algo que se torna constante depois e que surge nesse momento. Antes disso, eu confesso que é dificil ter fé, especialmente nesses dias.
    Você falou em lógica. Se você procura lógica, você está longe de entender algo sobrenatural. Isso inclui que o justo é injusto não é algo exatamente que compreendemos. Porém, Ele é um Deus de bem sim, porque o bom dele é diferente do nosso. Não se compara. Não se pode basear nisso. O que eu posso te alegrar é saber que amor é um sentimento que nos liga a Deus de forma similar. Quanto mais amamos, mais compreendemos Deus. Repito, eu não entendo, sou cristã, eu não contato diretamente com espíritos.
    No outro aspecto, preciso te contrariar. Não é questão de lógica que leva um ateu ser ateu. As teorias que formariam religiões como ocupação de espaço são efemeras em comparação as dúvidas que não possuem respostas. Se pergunte se você simplesmente não "deixou de procurar mais a fundo" por que viu as idéias atéis.
    Preciso reforçar: o cristianismo não é uma questão de lógica, de conforto. Se você vê pessoas que se sentem confortaveis no cristianismo porque tem benção e etc, é uma distorção. Procure sobre Deus, e eu aconselho o cristianismo, especialmente a essencia. esqueça igrejas e filosofias diversas, vai na base das idéias.
    Se você busca, acha. Pode não ser do seu jeito, entende?
    Sugiro uns pequenos livros, vale muito a pena: em defesa da fé,"cristianismo puro e simples", "linguagem de Deus" e "um ateu garate: Deus existe". . O mais subjetivo é cristianismo puro e simples, os outros são fatos.
    O que eu puder ajudar, mande um email para: porquevazio@bol.com.br
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  4. Quem determina como devemos sentir Deus?Quem determinou que Deus existe?Ele apareceu para nós,sempre acreditamos nele,sempre nos conduziu para ''o bom caminho''?Quem determina as verdades quanto a Deus?Quem determina a sua fé,os seus motivos para acreditar naquilo?Quem julga os seus motivos que levaram você a não acreditar em Deus?
    Você criou um blog apenas para reafirmar sua fé em seu próprio Deus?Para expalhar suas palavras como se fossem a dele,como se tudo que você dissesse fosse o certo?

    ResponderExcluir
  5. Olá anonimo novamente, bom te ver aqui.

    O cristianismo acredita em certo e errado, acreditamos em fé e graça, e eu concordo em plenitude com o que ele acredita, por isso apoio e vou defender. Não sou idiota, sou cega e não sigo minhas ideias por falta de vontade de conhecer as outras. Sim, eu reafirmo minha fé. E, sim, esse Deus que eu tenho absoluta certeza que existe, do memso jeito que sei que esse computador existe, tem um modo de pensar, que, como eu me relaciono com ele, sei algumas coisas. Se você não consegue imaginar um Deus assim, não posso fazê-lo palpavel. É experimental e cada um sente de formas diferentes.

    Porém, ficar afirmando não é o que você quer. Eu realmente fui infeliz quando julguei o que leva alguém a não acreditar em Deus. Eu limitei demais, mas, sendo sincera, o que você faz comigo nesse momento (menosprezando jamais, te respeito muito e estou feliz aqui) é uma forma de criar uma barreira na possibilidade que possa ser realmente desse jeito.

    Procurar alguém em um lugar que ele não está só faz aumentar a descrença. Não digo para você procurar em igrejas ou sei lá. Digo para você procurar em lugares que realmente levaram a Deus. As outras crenças, pode me responder depois, em sua maioria, não confirma a presença de Deus de forma plena e sentida. Tem muitos outros fatores envolvidos na crença que ocupam o espaço, na maioria das vezes. Por favor, não ache que estou sendo injusta. Esse é um blog de opinião. Se você for ver um deísmo, o que é o deísmo senão uma tentativa de buscar Deus pela razão e o que leva? Ele leva ao "Poder maior", "Grande Força" que são apenas provas do Deus relacionável sem falar com ele.

    Desculpe por não responder do jeito que você gostaria, mas eu não sou uma pessoa de me negar.

    Repito, leia esses livros que indiquei. Você não termina de ler esses livros cristão. Você termina de ler esses livros com um raciocinio lógico, coerente, maduro sobre crer em Deus. Tenta. Se você chegar no final e dizer "as provas cientificas do livro 'a linguagem de Deus' pelo DNA não provam nada, em 'cristianismo puro e simples' a filosoia é vaga e 'em defesa da fé' tem questionamentos muito simples" me procure, mas vai fundo nesses livros. Pelo menos você verá que eu não estou sendo irracional.

    Obrigada e Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez, olá, minha cara, Beckys.

    Eu sou o anônimo do segundo comentário sobre esse seu texto, o de 7 de maio de 2010 (19:55), não sou o mesmo que retrucou a sua resposta, por isso vou passar a assinar meus comentários com um B. [homenagem à você, Beckys].

    Tentarei sim ler esses livros que você indicou, porém não me entenda mal e me perdoe se parece grosseiro da minha parte lhe dizer que acho que não ajudaram muito. Já tentei ler livros que tem a mesma intenção que estes comentados por você, por isso penso que provavelmente tais livros não me ajudaram muito. Porém, não tenho nada a perder, correto?

    Concordo com você quando diz que não é a lógica somente que faz alguém virar ateu, desculpe se fiz entender que era isso que eu acreditava, na verdade acredito que muito raramente a questão lógica é culpada. Na maioria dos ditos "ateus" é uma simples fase (aquela famosa fase dos "rebeldes sem causa") ou então a pessoa vira cristão por uma simples decepção em algum momento da vida e então a culpa é jogada em Deus (já vi muitos satânicos nascerem assim (*) ). Mas, continuando o que estava dizendo, cito tanto a lógica em meus primeiro comentário para que não pareça que sou um destes "rebeldes sem causa", e veja que não o poderia ser se busco tanto encontrar Deus.

    E me desculpe se, como o outro "anônimo", também possa ter criado barreiras para você.

    Retornarei a essa conversa quando tiver acabado um dos livros indicados.
    Mil beijos, e até a próxima.

    Ass: B.

    (*) - neste ponto falo de satânicos, e gostaria de dizer que os respeito como religiosos tanto quanto a quaisquer outros de quaisquer outras religiões e que acho isso o correto por mais que não concorde com o que eles acreditam (mas acho bastante interessante a filosofia sempre pregada por eles sobre a liberdade, que não é descontrolada mas sempre presente e utilizada, e também a versão deles sobre a rebelião dos anjos e a queda dos mesmos)

    ResponderExcluir